Respiradores artificiais

Ascoval

Empresa fabricante de válvulas, possui uma linha específica para aplicações médicas hospitalares. Estão trabalhando na especificação e homologação de algumas válvulas de controle proporcional para aplicação em ventiladores pulmonares, além de estarem preparados para suportar e fornecer itens críticos emergenciais.

Busa

A Busa é líder na produção de máquinas agrícolas, transportes e logística e está instalada às margens da Rodovia Anhanguera, no município de Guará-SP. A fabricante reconhece a contribuição que pode gerar à sua comunidade. Na figura de seu presidente, Luis Carlos Rodrigues, que também preside a Santa Casa de Ituverava, a empresa doou em parceria com outros empresários da região, respiradores à essa instituição de saúde, aumentando sua capacidade de atendimento para as vítimas da COVID-19. Em ação organizada por funcionários, a empresa também doou 145 cestas básicas, distribuídas pela assistência social do município de Guará, às pessoas mais necessitadas.

Combilift

A Combilift desenvolveu uma solução simples para aumentar a quantidade de pacientes atendidos por ventiladores. Chamado de Combi-Ventilate, o dispositivo inovador permite transformar um único ventilador pulmonar em uma central compartilhada de múltiplas estações de ventiladores independentes para atender a um maior número de pacientes que ocupam leitos em unidades de terapia intensiva (UTIs). Diferente das soluções atuais, um único ventilador pode atender inicialmente dois pacientes, com a possibilidade em estudo de atender até 4 pacientes. Cada um tem seu próprio ajuste de parâmetros, monitoramento, alarmes e registros. A empresa, especializada na movimentação de materiais, promove a ação de maneira filantrópica, e busca estabelecer parceria com possíveis interessados em fabricar e distribuir a solução no Brasil.


Fargon

A Fargon é mais uma fabricante do setor de máquinas e equipamentos engajada na luta contra a COVID 19. A empresa é especializada na fabricação de máquinas para ar comprimido e gases. Diante da situação alarmante que o Brasil enfrenta, com o aumento do número de casos de coronavírus a cada dia, a Fargon decidiu criar o que ela chama de estação para geração e tratamento de ar comprimido medicinal. O combo de equipamentos serve para dar mais assertividade ao funcionamento dos respiradores, que são uma alta demanda dos hospitais e casas de saúde, hoje.


Festo Brasil

Especializada em soluções intuitivas para automação industrial, a Festo Brasil flexibilizou a sua linha de produção para fabricar válvulas específicas para respiradores pulmonares. A estimativa é de que a empresa produza mais de 30 mil peças. Ela é mais uma associada à ABIMAQ que está engajada na luta contra o novo coronavírus. Além dos fabricantes de respiradores e universidades no Brasil, a empresa está abastecendo também outros países da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru. A produção desse equipamento no Brasil chega a baratear seu custo final para os compradores nacionais em até 50%, em comparação com o processo de importação do produto vindo de algum fabricante internacional.


Indata

Atendendo a um pedido do hospital regional de Palhoça (SC), a Indata está produzindo peças plásticas usinadas para circuitos de respiradores mecânicos, que estão em falta. A empresa é especializada na fabricação de máquinas para embalagem, blister e encartelados. Ela fez também a doação de produtos plásticos PET para máscaras a um hospital universitário.

Lanmar

Especializada em usinagem de precisão, a empresa está fabricando conectores. a pedido da Embraer. Esses equipamentos serão utilizados na composição de de peças para ventiladores pulmonares. Localizada em Hortolândia (SP), a Lanmar dispõe de sua equipe técnica e parque industrial próprio para realizar a ação.

Liebherr

Em parceria com a Embraer, a multinacional alemã está produzindo componentes usinados para a fabricação de ventiladores pulmonares. No Brasil, ela está instalada em Guaratinguetá (SP) e dispõe de seus próprios funcionários para fabricar os equipamentos.

Micro automação

A Micro Automação foi convidada a colaborar com a rede voluntária de empresas que trabalham no processo de manutenção e conserto de ventiladores pulmonares. A empresa se envolveu no processo e fez a doação de 15 filtros coalescentes para a empresa General Motors, localizada em Gravataí, no Rio Grande do Sul. A montadora de carros é responsável pelos reparos dos respiradores e necessitava das peças. As peças requisitadas são comuns à linha de produção da Micro Automação, uma vez que a empresa é especializada em produtos pneumáticos. Os filtros coalescentes doados servem para eliminar o excesso de água do ar comprimido e outros tipos de impurezas, purificando os sistemas pneumáticos dos respiradores.


MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA


A Honda, junto ao Ministério da Economia, outras empresas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), participa do grupo de apoio para reparo de respiradores artificiais. A ação consiste em coletar, higienizar, identificar e solucionar o defeito dos equipamentos. Até o começo de maio, um total de 22 respiradores já foram reparados e entregues ao setor da saúde. A Honda recebeu, no mesmo período de tempo, 91 ventiladores para serem consertados e trabalha nessa ação. Além disso, no Norte do Brasil, a empresa concluiu o primeiro protótipo de ventilador pulmonar mecânico no final de abril. O aparelho depende ainda de algumas etapas para aprovação e homologação do protótipo.



NIDEC GLOBAL

A empresa está participando do conserto e manutenção de respiradores pulmonares artificiais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No mês de abril, foram entregues 18 aparelhos recuperados em instituições de saúde e hospitais de Santa Catarina. O projeto deve prosseguir até final de maio.
Além disso, o laboratório de protótipos da empresa forneceu materiais e mão de obra para a produção de duas mil máscaras face shield. A estrutura doada tem a montagem finalizada por uma startup de Joinville que, junto da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER), se responsabiliza pelo repasse para instituições e hospitais que estão na linha de frente do combate a Covid-19.

OMEL


Empresa especializada na fabricação de bombas e compressores, a Omel fez a doação de rotâmetros para uma fabricante de ventiladores pulmonares, em caráter emergencial. Os equipamentos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).



Randon


Fabricação de ventiladores pulmonares, confecção de máscaras de proteção, distribuição de solução higienizadora para as mãos e doações. As Empresas Randon está atuando em diversas frentes no combate aos avanços da pandemia do novo coronavírus.



ROBERT BOSCH

A Bosch mobilizou suas equipes multidisciplinares para atuar em diferentes frentes de trabalho no combate à pandemia da Covid-19. A empresa associada à ABIMAQ está engajada em confeccionar suportes para máscaras face shield com suas impressoras 3D, criou uma linha de produção para fabricar subconjuntos para respiradores e também trabalha em um protótipo para automatizar respiradores mecânicos.



Scania Latin America


A Scania está a postos e trabalhando na manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso. Desde o começo de abril, a associada da ABIMAQ se responsabilizou pelo conserto de 68 equipamentos. São 30 profissionais de diversas áreas da empresa que se empenham para viabilizar o projeto de reparos. O plano inicial prevê que a equipe da empresa fique à disposição do projeto por 60 dias, no entanto a Scania afirma que irá manter a iniciativa pelo período que for necessário, o objetivo da fabricante é consertar a maior quantidade possível de respiradores. Além dos ventiladores pulmonares, um grupo de colaboradores da fabricante trabalha na produção de máscaras face shield. Com o apoio da empresa e de outros voluntários, o grupo já soma 30 pessoas. Juntas, elas produziram 2,5 mil peças para apoiar profissionais de saúde no combate ao coronavírus no país.



Siemens

A Siemens tem disponibilizado seu conhecimento e suas soluções em diversas iniciativas para ajudar no combate à Covid-19. A associada à ABIMAQ está envolvida com a produção de respiradores artificiais, itens em alta demanda no Brasil atualmente. A fabricante ajudou na complementação de informações durante o desenvolvimento de um protótipo de respirador e, também, no fornecimento de componentes com alta tecnologia. Além disso, a empresa desenvolveu a válvula por meio da impressão 3D que permite utilizar, de maneira segura, respiradores não invasivos. Um lote de 100 peças foi enviado para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.


SMC Automação

A SMC Brasil fez a doação de 90 componentes da sua linha de produtos para uma empresa de respiradores. As peças serão utilizadas para equipar uma nova linha de produção de ventiladores pulmonares encomendados pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que até 1.150 novos respiradores sejam fabricados e entregues em Maio, para o abastecimento da rede pública de saúde. “Nós temos a obrigação moral de ajudar nesse momento de pandemia. Doamos produtos que são considerados básicos da nossa linha de produtos, mas que irão ajudar muito neste momento”, conta o gerente de engenharia de produto da SMC, Fabio Trocoletto. A empresa fez a doação de 45 reguladores de pressão e 45 manômetros.

Starrett

A Starrett, fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição, se uniu ao Senai e outras indústrias e instituições para integrar a rede de reparo de respiradores mecânicos (ventiladores pulmonares) oriundos de hospitais de todo o Brasil. A Iniciativa já recebeu 3.151 aparelhos desde quando começou a operar, no dia 30 de março. Destes, 1.016 já foram consertados, outros 1.351 estão em manutenção e 189 passam por calibração, última etapa antes da devolução ao serviço de saúde. A colaboração da empresa tem ocorrido pela doação de ferramentas de medição e equipamentos de precisão de sua fabricação. “Temos uma parceria muito forte com o Senai Nacional e Estadual”, disse Sérgio Eduardo Cristofoletti, gerente de Produtos e Pós-Vendas de Metrologia da Starrett.

Thermoval

A empresa Thermoval está adequando a sua linha de fabricação para ajudar na produção de ventiladores pulmonares. Esses equipamentos são, atualmente, a maior demanda de todos os países que sofrem com o aumento de casos do coronavírus no mundo. Localizada em Cravinhos, no interior de São Paulo, a Thermoval é especializada na produção de válvulas. Ele adaptou suas máquinas para fabricar as válvulas solenóide para respiradores. O diretor geral da empresa, Rodolfo Garcia, conta que já foram fabricados 2.500 modelos do componente, e sua previsão é de fabricar até 25 mil novas válvulas durante o combate à pandemia.

Topema

A Topema, empresa de equipamentos para o segmento de cozinhas profissionais, usa de seu conhecimento com tecnologia a laser para participar da produção de itens nunca antes fabricados por ela: ventiladores pulmonares. Conhecendo seu potencial e disposta a ajudar, a empresa se ofereceu para realizar toda a parte de montagem mecânica dos aparelhos que ajudam um paciente infectado a respirar. A empresa está ajudando na parte estrutural dos respiradores artificiais, envolvendo tudo que precisa de corte a laser. Além disso, a Topema criou uma linha especial de produtos voltados para a esterilização de ambientes e objetos. As soluções para manter um ambiente seguro e livre de vírus e bactérias recém criadas pela empresa foram adotadas no novo hospital de campanha localizado no Guarujá.


WEG

A empresa global de equipamentos eletroeletrônicos assinou contrato com o Ministério da Saúde para fornecer 950 ventiladores pulmonares para UTI ao Sistema Único de Saúde (SUS). As entregas serão escalonadas e devem ser concluídas em julho, atendendo a uma das principais necessidades dos hospitais. Ao todo, a empresa produzirá 1.450 ventiladores pulmonares, sendo que os outros 500 serão destinados ao Governo do Estado de Santa Catarina. Caso surja demanda adicional e componentes para a fabricação de novos ventiladores no mercado, a empresa poderá estender a fabricação.

Flex, Bosch, Mercedes, Toyota, ABB, GM, SCM Automação, Omel

As empresas Flex, Bosch, Mercedes, Toyota, ABB, GM, SCM Automação, Omel se organizaram para apoiar a fabricante KTK na produção de respiradores nos seguintes itens:

  • Doação de equipamentos: parafusadeiras, reguladores, manômetros e rotâmetros;
  • Empréstimo de bancadas, pontos de solda, mesas e cadeiras para refeitórios, material de consumo de produção;
  • Cessão de mão de obra;
  • Elaboração de fluxos de produção;
  • Produção de subconjuntos;
  • Reforma da estrutura da empresa (banheiros e refeitórios).