Equipamentos de Proteção Hospitalar

AGCO

A fabricante voltada para o setor agrícola saiu da sua zona de conforto e se propôs a produzir leitos hospitalares para suprir a demanda da região onde está localizada, no Rio Grande do Sul. O objetivo da AGCO é produzir um total de 80 camas para doação. Além disso, a empresa também se engajou na produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), as populares face shields. Foram doadas 700 peças para os mesmos hospitais da região. A fabricante também fez a doação de recursos para o Hospital Cristo Redentor, em Marau, no Sul do Brasil, e 20 mil litros de álcool em gel. Por fim, mas não menos importante, os funcionários da AGCO, de forma voluntária, estão doando uma parcela do vale refeição para a Fundação Gerando Falcões, em São Paulo.


Cristal & Cores Chapas Acrílicas LTDA.ME

A empresa Cristal e Cores fez a doação de 1.400 cúpulas entubadoras para hospitais de São Paulo. O nome do equipamento é justamente uma referência ao momento em que essas caixas de acrílico devem ser utilizadas: na hora da intubação dos pacientes infectados pelo novo vírus. A nível nacional, a Cristal e Cores, aliada a um grupo de outras fabricantes, pretende enviar 5 mil desses equipamentos para os hospitais de referência no combate ao coronavírus de todo o país.


Gases e Equipamentos Silton

A Gasil, empresa especializada em produção e comercialização de oxigênio industrial, desenvolveu uma câmara de desinfecção específica para equipamentos de proteção individual (EPI’s), peças muito utilizadas por profissionais de saúde. Em fase de testes, o equipamento consiste na liberação de um percentual de ozônio pelo período de tempo necessário para matar todos os germes e bactérias presentes nos EPI’s. De acordo com Raimundo Silton, o diretor presidente da empresa, são necessários apenas 30 minutos do processo de desinfecção dentro da câmara para que as peças lá colocadas saiam completamente limpas e livres de microorganismos. A capacidade é de esterilização de 300 itens a cada ciclo.

Hydac Tecnologia

A Hydac Tecnologia, fabricante alemã de produtos e acessórios para sistemas hidráulicos, localizada em Indaiatuba, no Estado de São Paulo, desenvolveu Bancada de Testes de Covid-19 (CTC – Covid Test Cabin), para proporcionar agilidade na coleta de amostras com a redução do tempo no processo de higienização do ambiente e seguro para o profissional da saúde. O equipamento permite que o profissional fique totalmente isolado dentro da cabine e o único contato com o paciente é realizado através de luvas acopladas. A cabine é compacta fácil de transportar, oportunidades para aumentar o número postos de coleta de amostras, evitando o deslocamento do paciente para hospitais e laboratórios. “Temos certeza de que Secretarias de Saúde e laboratórios clínicos de todo o país poderão se beneficiar muito dessa tecnologia, já utilizada com sucesso em outros países”, comenta Kurt Dannegger, diretor executivo da Hydac.


ITT RHEINHUTTE PUMPEN DO BRASIL INDÚSTRIA DE BOMBAS LTDA

A empresa ITT RHEINHUTTE PUMPEN viabilizou 12 cúpulas de contenção para a UTI de um hospital localizado em Cataguazes, no estado de Minas Gerais. Ela comprou a matéria prima e encomendou a mão de obra de outra associada da ABIMAQ, a VP Máquinas. O equipamento é feito para ficar ao redor da cabeça do paciente, diminuindo muito o risco de contaminação dos profissionais da saúde. O item tem duas entradas para as mãos dos médicos e enfermeiros, o que permite a intubação ou aspiração de secreções daquele paciente.

METALÚRGICA TUZZI LTDA

No final de abril, a empresa Tuzzi fez a doação de 20 leitos que vão integrar o hospital de campanha de São Joaquim da Barra, em São Paulo. A fabricante, especializada em soluções automotivas e agrícolas, produziu as camas hospitalares em apenas 10 dias. A ação envolveu profissionais de todos os setores da empresa. Para viabilizar a produção, o projeto dos leitos foi desenvolvido internamente. “Utilizamos todos recursos disponíveis e contamos com o suporte da nossa rede de fornecedores e parceiros do setor de autopeças. Esperamos que esta ação inspire outras empresas no combate à pandemia”, ressaltou o diretor industrial, Alexandre Tuzzi.


Robopac

A Robopac é especializada em produção e comercialização de máquinas para envase de produtos de limpeza. Antenada a tudo que vem acontecendo mundo afora no combate ao coronavírus, a empresa, em parceria com outras fabricantes, está produzindo uma cápsula de isolamento para o transporte de pacientes com o vírus de um hospital a outro. Outra dificuldade identificada por profissionais da saúde de Bento Gonçalves é a reposição de equipamentos básicos no tratamento dos pacientes, como simples aventais e máscaras N95. Diante dessa situação, e também contando com parcerias, diretor executivo da Robopac, Judenor Marchioro conta que a Robopac se envolveu na criação de uma sala de esterilização destes materiais.


Schulz

Especializada em compressores, a Schulz participa da fabricação desses equipamentos para áreas hospitalares. Ela fabrica e doa, também, face shields. Além disso, compra e recupera ventiladores pulmonares.

VP Máquinas

Especializada em máquinas dobradeiras de acrílico e termoplásticos, a VP Máquinas faz parte do projeto chamado “Campanha do Bem”. A fabricante encontrou, dentro do seu core business diretamente ligado ao manuseio de acrílico, uma maneira de ajudar na luta contra a disseminação do vírus. Ela está engajada na produção de cúpulas de contenção feitas com acrílico 3mm para colocar nos leitos dos hospitais. Esses equipamentos ficam ao redor da cabeça do paciente, fazendo a vedação das vias aéreas e diminuindo muito o risco de contaminação dos profissionais da saúde. Até o começo de abril, 500 cúpulas já haviam sido doadas.